quinta-feira, julho 10, 2014

Indisciplina em sala de aula: Como resolver?



Você começa a sua rotina de aulas como sempre faz. Toma seu café da manhã, escolhe uma roupa confortável, pega seu material e se dirige para seu local de trabalho. Chegando nele, descobre que sua primeira aula é logo com uma turminha problemática e já vem aquele aquele sentimento a cabeça: putz, o meu dia começa com pé esquerdo.


Ao colocar seu material sobre a mesa, já percebe que seus jovens alunos não queriam estar ali com você. A recíproca é a mesma. Alguns minutos de aula se passam e você está ali, tentando fazer seus alunos realizarem as atividades propostas, mas eles preferem conversar entre eles, te ignorar. E quanto mais energia você gasta para tentar resolver o problema, mais eles querem dar trabalho. Sim, isto é um saco!!


Lidar com indisciplina em sala de aula é algo cada vez mais frequente em nosso país. Não importa a região que você esteja, sempre terá algo similar para resolver. E isto é um problema comum em todos os tipos de aula, e a de xadrez não foge a regra. Quantas vezes eu ministrei uma péssima aula, simplesmente porquê não soube lidar com a situação imposta.


A faculdade não te deu a base necessária para resolver esse problema. Você tem que procurar o mecanismo ideal para resolver isto e e com certeza,não vai achar em algum livro de Paulo Freire. Mas não se julgue, talvez isto ocorra porque você deva estar cometendo alguns dos cinco erros que vou listar abaixo:


-Erro no. 1: Disciplinar toda a sala de uma só vez
Esse erro é bem crítico, ao invés de ficar gritando com a sala toda, porque não tenta resolver o problema eliminando os causadores da desordem? Encaminhe eles, se necessário para a direção, supervisão ou tome as suas medidas, mas faça algo de forma indivídual.




- Erro no. 2: Bater boca com o aluno, ao invés de dar a direção do que fazer
Normalmente você estará lidando com uma criança, então, trate ela como criança. mostre o que ela deve fazer, de o exemplo e eles seguirão.


- Erro no. 3:  Ameaçar, ameaçar, ameaçar e …….não cumprir
Pare de ficar ameaçando, cumpra logo o combinado ou a ação necessária. As vezes um exemplo de punição servirá de lição para outros exaltados e estes pensarão duas vezes antes de voltar a incomodar.


- Erro no. 4: Uso de linguagem não verbal de forma inadequada
Tente se expressar adequadamente a situação. Muitas vezes o seu linguajar poderá ser a causa de todos os seus problemas de indisciplina em sala de aula.


- Erro no. 5:  Aula chata do começo ao fim
Tentar fazer com que suas aulas sejam interessantes. Aulas chatas tendem a gerar desinteresse por parte dos alunos, afinal, creio que até mesmo você deva odiar uma aula “sem sal nem açúcar”.




Eu sei que apenas estes conselhos não irão ser suficientes para mudar sue controle de turma do dia para a noite, mas já são dicas importantes para melhorar a foma como você trabalha. Eu particularmente busquei um apoio de especialistas para melhorar esta questão em minhas aulas. Em certo momento, me indicaram o curso Como Lidar com a Indisciplina na Sala de Aula, da professora Sineide Silva, de Minas Gerais, e posso dizer que ele me ajudou muito. O principal fator que me atentou a adquirir o curso foi que ele trabalha temas Família, Limites, Regras, Ética, dentre outros, que são a base para uma aula de um nível que eu buscava, de tremenda tranquilidade e bom humor. Abaixo deixo o link para você dar uma olhada neste curso.



Se você tem alguma experiência com turmas problemáticas, deixe sua opinião nos comentários, isto fará que nossa experiência melhore e, a partir daí, possamos buscar a aula ideal, que faz com que nossos aulas queiram sempre estar dispostos aprender cada vez mais.







#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Xadrez Integral All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates