terça-feira, novembro 04, 2014

Xadrez, estratégia e liderança

Um exercício básico com o cavalo (uma breve distração)
O modo como um cavalo navega pelo tabuleiro costuma ser muito difícil para um iniciante compreender.
Todas as outras peças peças movem-se em formas que podem facilmente ser compreendidas e visualizadas, mesmo que a pessoa nunca tenha visto um tabuleiro de xadrez antes. 
Há um teste muito interessante e bastante complexo (apesar de parecer fácil) que serve como um indicador surpreendentemente bom da habilidade geral de um jogador. Ele se baseia na posição abaixo.

O cavalo branco começa em a1, e seu trabalho é mover essa peça para b1, mas sem coloca-la em nenhuma casa ameaçada pela dama preta. Assim Ca1-b3-d2-b1 não é permitido, já que as casas b3 e d2 estão expostas à dama preta.
Entretanto, a rota Ca1-c2-a3-b1 não tem problema.
Chegando a b1, você deve agora manobrar o cavalo até c1 aplicando o mesmo principio. Você pode pular a casa d1 (ela é ameaçada pela dama) e mirar as casas e1, depois f1 e g1.
Chegando a g1 você terá completado o 1 nível (você não pode ir a h1), e agora deve ir para o nível 2, começando com b2 (a2 não, por motivos óbvios). A seguir, então c2, e2,f2, e h2, e depois o terceiro nível com a3 - e assim por diante.
Continue com isso até chegar a h8.

Tente - é mais difícil do que se pensa.
Mesmo os Grande Mestres levam alguns bons minutos fazendo isso. Se você nunca fez isso antes e terminar em menos de dez minutos, você foi brilhante.
#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Xadrez Integral All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates