segunda-feira, setembro 22, 2014

Atividade: Cavalo caçador

Recentemente recebi novos alunos para minhas turmas de treinamento e de cara, senti que eles tinham um grande problema em usar o cavalo. Em muitas partidas o deixavam de lado, até perdendo a partida por não se defender com esta peça. Em outra aula passei uma atividade de ataque duplo e eles não conseguiam entender um simples pulo do animal. Perguntei a um deles porque não usava o cavalo, e me respondeu que não sabia direito como ele se movimentava. 
Diante dessa dificuldade eu criei um jogo simples, mas que resolveu todos os meus problemas com relação ao ensino do movimento do cavalo: O Cavalo Caçador. Esta atividade é bem simples, você precisará de apenas um cavalo e de muitos peões!! Vou explicar:
Em um tabuleiro vazio, peça para seu aluno escolher uma casa e alojar um cavalo. Após isto, escolha três peões de cor oposta ao cavalo escolhido e coloque em três casas aleatórias: 


Agora, apenas o cavalo se moverá, e ele terá que capturar todos os peões pretos. Mas, a cada casa que o cavalo passar, será colocado um peão branco, e ele não vai mais poder parar com o cavalo ali.


Quanto mais objetivo e direto o aluno for, menos peões brancos estarão no tabuleiro para atrapalha-lo. Terminado a fase um, você deve colocar mais três peões de forma aleatória pelo tabuleiro e deixar seu aluno mais uma vez ir a caça:


A atividade continua até o cavalo não ter mais casas para se locomover ou não conseguir capturar todos os peões negros colocados no tabuleiro. E se tiver mais alunos, poderá fazer uma competição entre eles de quem captura mais peões.

É de se notar que, no primeiro contato com esta atividade, meus alunos desperdiçavam muitos lances com o cavalo para capturar um único peão. Mas com a repetição da atividade e competitividade envolvida também, começaram a buscar as melhores rotas antes de sair a esmo com seu pangaré. 

Variação: Você poderá colocar 3 peões por rodada, mas nada impede que você coloque um número menor ou maior que este a cada rodada. 

Curiosidade: O recorde obtido por um dos meus alunos foi de 15 peões, e olha que eu estava dificultando ao máximo.

O que achou da atividade? Deixe nos comentários sua opinião, ela é sempre bem vinda!






#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Xadrez Integral All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates