Em todos estes anos como blogueiro, em nenhum momento eu pensei em criar uma postagem ensinando como jogar xadrez, até porquê sempre foquei em fornecer material para as pessoas que querem ensinar xadrez. Mas recentemente estive batendo um papo com outro amigo que também é professor de xadrez e decidi fazer uma abordagem sobre isto. Vou levar mais pelo lado pedagógico, como eu tento passar os movimentos das peças para os meus alunos iniciantes, no seu primeiro contato com o xadrez. Vamos lá!!
O jogo de xadrez é um jogo disputado por duas forças, brancas e negras, e o objetivo final é que algum dos lados vença. Como? Aplicando o famoso xeque-mate!!
Antes de conhecermos como o jogo termina, vamos conhecer as regras básicas do jogo. Cada lado terá 16 peças para trabalhar em um tabuleiro quadrado de 64 casas. As peças são as seguintes:
Vamos conhecer cada peças e como cada uma se movimenta pelo jogo
REI - O Rei é a peça mais importante do jogo, e nunca deve ser capturado. Ele se movimenta para qualquer lado que desejar, apenas uma casa, mas não pode se movimentar em casas que esteja ocupado por peças da mesma cor que a sua ou fique ameaçado por uma peça inimiga.
Movimento do Rei |
DAMA (ou Rainha)- A Rainha é sua peça mais valioso no jogo, depois do Rei. Ela se movimenta em, diagonal, horizontal ou vertical, quantas casas desejar, mas não pode pular (passar por cima) de peças da mesma cor.
Movimento da Dama |
TORRE - A torre anda apenas em vertical e horizontal, quantas casas desejar, porém, sempre respeitando as peças de mesma cor, e nunca passando por cima delas para chegar a um ponto x.
Movimento da Torre |
BISPO - O bispo se movimenta apenas em diagonal. Ao início do jogo, temos 2 bispos, um que se movimenta apenas nas casas claras (brancas) e o segundo se movimentando apenas em casas escuras (negras). É proibido qualquer um dois dois trocar a cor da linha que se movimentam(exemplo: o bispo de casas brancas nunca poderá ir para as casas negras). Eles também devem respeitar suas peças e nunca passar por cima delas.
Movimento do Bispo |
PEÃO - O peão é uma peça interessante. Anda apenas para frente e somente uma casa por vez (apenas em seu primeiro ele pode se movimentar duas casas). O peão só poderá capturar outra peças com um movimento em diagonal. Ele é a única peça que não pode retornar (voltar para trás), sendo também a única que, ao chegar ao fim do tabuleiro, pode ser convertido em outra peças de maior valor (um bispo, cavalo, torre ou dama).
Movimento do peão |
CAVALO - O cavalo é a única peças que pode saltar por cima de seus aliados ou adversários. Ele anda duas casas em vertical ou horizontal e finaliza sua jogada se movendo em diagonal. na gíria do esporte, ele se movimenta como a letra L. O detalhe curioso do cavalo é que ele sempre vai sair de uma casa branca e para numa casa negra e vice-versa.
Movimento do cavalo |
Como procedimento, eu costumo dividir este ensinamento em 2 aulas. Primeiro apresento 3 peças, normalmente as 3 primeiros, e deixo meus alunos se familiarizarem com elas. Na aula seguinte, apresento as 3 últimas e faço o mesmo procedimento da aula anterior. Só deixo eles trabalharem com todas as peças na terceira aula (normalmente minhas aulas são de 45 minutos).
E os demais elementos??? Bom estes eu vou adicionando aos poucos e num próximo post, eu mostro como trabalho eles.
Muito claro suas explicações. Meu filho de 4 ano ta querendo aprender, ru já queria aprender e nada melhor q a família aprender e se divertir juntos. Aguardando mais aulas.
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluir