segunda-feira, agosto 05, 2013

Você tem domínio da classe?

Agora virou moda, basta o professor mandar um aluno para a diretoria ou pedir que saia da sala que logo é acusado de “não ter domínio da classe”. Com medo dessa “acusação” muitos professores tentam lidar com os problemas que surgem dentro da sala de aula como podem, às vezes comprometendo o cumprimento do cronograma que é cobrado de qualquer forma, não importa se temos 5 ou 50 alunos, se estão interessados em aprender ou em correr pela classe e berrar uns com os outros.

Ensino x disciplina
Quando a disciplina torna-se um fator gerador de stress e problemas, ou seja, quando não há disciplina, normalmente uma boa parcela da culpa é nossa mesmo. Nós somos os profissionais, nós fomos treinados para ensinar, nós devemos estar preparados para fornecer meios para motivar e fazer com que os alunos aprendam.
Eu concordo com você que está abanando a cabeça em sinal de que discorda do parágrafo anterior que uma boa parte desses problemas não é culpa do professor. Mas sejam ou não originados por nós, devemos nos preparar para lidar com as mais diversas situações e ocorrências frustrantes dentro da sala de aula para que consigamos fazer aquilo que fomos treinados e ganhamos para fazer: ensinar.
Use seu discernimento
Para lidar com essas situações devemos – antes de mais nada – reconhecer o que está ao nosso alcance e o que deve ser tratado por outros profissionais. Podemos cativar os alunos, desenvolver com eles um relacionamento amistoso (que não quer dizer de “igual para igual” para não comprometer a hierarquia), usar todos os meios disponíveis para motivá-los e melhorar seu aprendizado. Mas não podemos lidar com problemas mentais, emocionais, familiares. Não vamos tentar vestir o uniforme do Super Homem ou da Mulher Maravilha e tratar problemas psicológicos graves, traumas ou resolver questões familiares.
Tudo o que for possível resolver dentro da esfera professor x aluno está sob nossa responsabilidade, e devemos estar preparados para lidar com as mais diversas situações que podem comprometer o aprendizado de uma classe inteira, mas não podemos nos arvorar em “Dr. Sabe Tudo” apenas para não levar a pecha de “não ter o domínio da classe”.
Se alguma coisa realmente estiver fora da sua alçada, não pense duas vezes e encaminhe para quem foi treinado para lidar com o problema ou que tem meios para tal: diretor, coordenador, supervisor, psicólogo, pai ou responsável.
Não tente fazer tudo porque além de não conseguir bons resultados você irá perder o foco do que seria seu objetivo principal, e sacrificar uma classe inteira por causa de um ou dois alunos seria (aí sim) perder o controle não só da classe, mas também de todo o resto.
Zailda Coirano

#Compartilhe:

Um comentário:

  1. Boa noite, o site Xadrez Brasileiro acaba de disponibilizar um novo widget. Através dele o seu blog poderá exibir as últimas atualizações dos melhores blogs de xadrez do Brasil.

    Veja mais em: www.xadrezbrasileiro.com/widget

    ResponderExcluir

© Xadrez Integral All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates