Existem três tipos para se fazer um torneio:
1 - Sistema mata-mata;
2 - Sistema Schuring;
3 - Sistema Suíço.
O sistema mata-mata, embora seja emocionante, é complicado de se usar com um grande número de jogadores, e no nosso caso trás outro problema, os alunos que são eliminados, ficam ociosos e desmotivados em não mais participar.
O sistema Schuring, é o famoso todos-contra-todos, ideal para se fazer com até 10 pessoas. Acima disso fica muito longo e acaba deixando seus participantes cansados, além de termos que disponibilizar mais tempo para realizar ele.
O sistema Suíço é o ideal para se fazer. Ele é feito por rodízio, ou seja, os vencedores continuam jogando sempre com os vencedores e os perdedores se enfrentam. Depois de algumas rodadas, o torneio vai equilibrando e começa os confronto entre quem perdeu alguma partida já. É ideal para se fazer quando se tem uma grande quantidade de jogadores. A regra simples é:
- Acima de 11 jogadores e abaixo de 17 jogadores: 5 rodadas;
- Entre 18 jogadores e 30 jogadores: 6 rodadas;
- Acima de 30 jogadores: 7 rodadas ou mais.
O legal é fazer torneios interclasses, e no final somar os pontos da classe toda e ver que sala foi melhor, é uma forma de motivar os alunos a jogarem focados, pois mesmo que ele não seja o campeão individual do torneio, poderá ser o campeão geral do evento, junto com sua sala, mostrando que os esforços dele não foram em vão.
Se você não sabe fazer um torneio suíço manualmente, o que também não aconselho, indico a você que use um software para tal função. O mais usado é o Swiss Perfect 98, programa com interface simples, entretanto está em inglês.
Fica aqui o vídeo de como usar o programa
Neste link você pode baixá-lo, lembre-se de se cadastrar antes no fórum: Baixe AQUI
Siga no Twitter: @Rogerrworld
Visite nossa Loja
Nenhum comentário:
Postar um comentário