O mundo lúdico fascina e divertem adultos e principalmente crianças há bastante tempo. Esse entretenimento causado pelo ludismo vem sendo aproveitado de forma crescente em diversos países (Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Suíça...) auxiliando o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes no período escolar.
O xadrez é um jogo milenar considerado o “Rei dos jogos”. Disputado sobre um tabuleiro de sessenta e quatro casas remonta uma lúdica e fantástica batalha medieval entre dois reinos e encanta seus praticantes. A percepção que o xadrez poderia se tornar uma poderosa ferramenta de apoio pedagógico levou esse magnífico jogo para as instituições de ensino.
A inclusão da prática enxadrística nas escolas brasileiras começou em 1935. As experiências mostram que nas instituições onde o esporte foi implantado como disciplina curricular ou extracurricular, o rendimento escolar dos discentes melhorou. A concentração, raciocínio, julgamento, planejamento, imaginação, autocontrole, perseverança e espírito de decisão são algumas das qualidades desenvolvidas com a prática do xadrez.
As escolas possuem a opção de melhorar a formação e desenvolvimento do ensino através do xadrez, para isso basta apenas que implantem o treinamento enxadrístico em suas instituições de ensino e rapidamente perceberão a grande evolução dos alunos praticantes da arte de Caissa nas diversas disciplinas da grade curricular.
Fonte: informações retiradas do site A Gazeta do Vale do Araguaia

Nenhum comentário:
Postar um comentário