Trabalhos em psicopedagogia demonstram que o xadrez é um precioso coadjuvante escolar, e até psicológico. Assim, pode-se utilizar inicialmente a motivação quase espontânea do aluno em relação ao xadrez visando a provocar ou facilitar a sua compreensão em outras disciplinas. Em uma segunda etapa, extrapola-se o universo artificial criado pelas regras do jogo como modelo de estudos de situações concretas. Isto pode aplicar-se a todos os campos do conhecimento - à história, à sociologia, ao direito e à literatura, entre outros - e sobretudo à matemática e à pedagogia.
No que concerne à matemática, podemos afirmar que o xadrez é um dispositivo eficaz para a aprendizagem da aritmética (noções de troca, valor comparado das peças, controle de casas, enquanto exemplos de operações numéricas elementares), da álgebra (cálculo do índice de desempenho dos jogadores, que é assimilável a um sistema de equações com "n" incógnitas) e da geometria (o movimento das peças é uma introdução às noções de verticalidade, de horizontalidade, a representação do tabuleiro é estabelecida como um sistema cartesiano).
As aplicações xadrez-matemática são bastante vastas e não são necessariamente de nível elementar, já que elas podem concernir: a análise combinatória e o cálculo de probabilidades; a estatística; a informática e a teoria dos jogos de estratégia.
As Características do Xadrez e Suas Implicações Educativas
Características do xadrez | Implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter |
Concentração | Desenvolvimento do autocontrole psico-físico |
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo | Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível |
Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes | Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo |
Encontrado um lance, a procura de outro melhor | Empenho no progresso contínuo |
Direcionar a uma conclusão brilhante uma posição aparentemente sem possibilidades (combinação) | Criatividade e imaginação |
O resultado indica quem tinha o melhor plano | Respeito à opinião do interlocutor |
Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa | Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia |
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte. | Capacidade para o pensamento e execução lógicos , auto-consistência e fluidez de raciocínio. |
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