O problema foi inicialmente proposto na revista Schachzeitung pelo enxadrista Max Bezzel em 1848, e ao longo dos anos foi avaliado por diversos matemáticos incluindo Gauss e Georg Cantor. A primeira solução foi proposta em 1850 por Franz Nauck, que também o generalizou para o Problema das n damas.
O problema possui 92 soluções distintas, que podem ser obtidas a partir de um conjunto de 12 soluções únicas, aplicando operações de simetria (rotação e reflexão). Essas 12 soluções fundamentais estão listadas abaixo:
Encontrar uma solução para este problema não é assim tão fácil. Utilizando análise combinatória podemos perceber que existem
maneiras distintas de dispor 8 damas em um tabuleiro 8x8. Podemos notar, também, pelas operações de simetria que exitem 92 soluções. Logo, seja A um evento relacionado a uma solução, a probabilidade de A ocorrer colocando as damas aleatoriamente no tabuleiro é:
Se adotarmos uma estratégia em que colocássemos somente uma dama para cada linha e coluna, o número de maneiras distintas diminuiria para:
- 8! = 40320
e a probabilidade do evento A ocorrer seria de:
que é consideravelmente maior.
Pode-se assim diminuir o tempo em que um algoritmo que solucione o problema é executado.
Todas as Soluções
FONTE: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário