quinta-feira, abril 21, 2011

Jogos Pré-enxadrísticos

Existem vários jogos pré-enxadrísticos que podem ser utilizados em suas aulas, separei alguns que costumo utilizar com frequência:

ATIVIDADE: XADREZ LATERAL
MODO DE JOGAR: posicione as peças de maneira padrão e gire o tabuleiro 90°. Ganha quem capturar o rei do adversário primeiro.
VARIAÇÃO: Posicionar as peças de maneira livre nas duas fileiras iniciais de cada lado.

ATIVIDADE: XADREZ CONTRÁRIO
MODO DE JOGAR: Com o jogo arrumado de maneira padrão, o jogador sentando no lado das brancas terá que movimentas as peças das negras e vice-versa. Ganha quem capturar o rei do adversário primeiro.
VARIAÇÃO: Posicionar as peças de maneira livre nas duas fileiras iniciais de cada lado.


ATIVIDADE: XADREZ INVISÍVEL
MODO DE JOGAR: Apenas com o tabuleiro visível, imaginam-se as peças arrumadas de maneira padrão, a cada lance executado, a peça torna-se visível e não mais poderá se tornar invisível. Ganha quem capturar o rei do adversário primeiro.

ATIVIDADE: XADREZ 960
MODO DE JOGAR: A arrumação das peças se dá de modo livre a cada jogador, ganhando aquele que capturar o rei do adversário primeiro.
VARIAÇÃO: arrumar de modo livre apenas as peças figura do jogo (cavalo, Rei... exceto peões)



ATIVIDADE: XADREZ COM DADOS
MODO DE JOGAR: Todas as peças recebem um número antes do inicio da partida, correspondente a um número no dado. Ao arremessar o dado, o número que aparecer corresponderá à peça a ser movimentada. No inicio da partida, o jogador deve jogar o dado até que o número do cavalo ou do peão apareça, para que ele possa fazer o 1° movimento. Ganha quem capturar o rei do adversário primeiro.
VARIAÇÃO: pode-se usar um dados com as figuras das peças ao invés dos números, o que facilita na prática do jogo por alunos entre 5 e 7 anos.


ATIVIDADE: GUERRA DE PEÕES
MODO DE JOGAR: apenas com os peões posicionados em suas casas de origem, e se movimentando de forma normal, ganhando àquele que capturar todas as peças do adversário primeiro, ou colocar o adversário em uma situação que ele não tem mais movimentos possíveis, ganhando aquele que tiver mais peças quando esta situação ocorrer.
VARIAÇÃO: Ao chegar à coroação, o jogador poderá escolher uma peça figura livre, ou apenas a peça correspondente aquela casa. Também pode ser ganhador aquele jogador que chegar primeiro com o seu peão do outro lado do tabuleiro.



ATIVIDADE: GUERRA DAS PEÇAS
MODO DE JOGAR: Apenas com as peças figuras (Rei, cavalo...) posicionadas em suas casas de origem, o jogador terá que capturar todas as peças do adversário, ganhando aquele que conseguir realizar esta tarefa primeiro. Persistindo algum caso em que o jogador não consiga capturar todas as peças, ganha aquele que tiver mais peças sobre o tabuleiro.
VARIAÇÃO: A arrumação das peças pode ser de forma livre. 

Use sua criatividade, mande no e-mail rogerio@fexpar.com.br suas atividades desenvolvidas e tenha seu trabalho divulgado neste blog!


#Compartilhe:

4 comentários:

  1. Tenho uma dica interessante de soft gratuito com jogos pré-enxadristicos e similares, vejam :
    http://www.zillions-of-games.com/
    Divirtam-se !!! Sou o segundo professor de xadrez mais antigo da região noroeste paulista e idealizador do projeto coadjuvante ao xadrez escolar e complementar, o Bumerangue reciclavel, vejam o blog: http://bumereciclado.blogspot.com - eu introduzi o bumerangue nas aulas de xadrez recreativo (extra Curricular) com o maior sucesso !!!

    ResponderExcluir
  2. Você conhece uma variante do Xadrez, a Revolução Francesa? Coloque as peças brancas (ou pretas) de um lado e de outro, quatro fileiras de peões. Os peões (terceiro Estado) tentam capturar o rei, Já que jogas com as peças normais tentam eliminar os peões.

    ResponderExcluir
  3. Interessante professor Marcelo... Irei pesquisar mais sobre esta atividade!

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe sobre o Jogo Peões e Cavalo?

    ResponderExcluir

© Xadrez Integral All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates