sexta-feira, abril 01, 2011

Educação Física e Xadrez

O xadrez tem uma forte ligação com a Educação Física, muitos professores desta disciplina iniciaram vários jogadores renomados, e é através dela que muitos tem um contato superficial com o jogo. Conciliar as aulas de xadrez com Educação Física é complicado, mais não impossível, abaixo deixo algumas atividades para se trabalhar com os alunos e fazer esta interação entre as matérias:

·         Jogos Ativos:
1) Pique-Rei: Escolhe-se um aluno que será o pegador. Para mostrar a dificuldade de locomoção dessa peça, ele só poderá andar numa só perna.

2) Pique- Rainha : Idem ao anterior, mas agora o pegador corre livremente, tal qual a rainha do tabuleiro.

3) Pique-Bola: Dividem-se dois times. A um deles é entregue uma bola que será passada entre o time, visando acertar o rei adversário (identificado anteriormente). Cabe ao time do rei protegê-lo dos ataques. A medida que outros jogadores forem atingidos, serão eliminados.O rei poderá se defender também se conseguir agarrar a bola que estiver no ar. Nesse caso, troca-se a posse de bola, retornando todos os seus jogadores.

4) Travessia: Pode-se usar uma quadra de futsal. Os alunos terão que sair de uma área do goleiro até a outra, com cuidado, para não serem tocadas pelo pegador que estará na linha central. Esse pegador poderá ser um “rei” (andará com um pé só, assim como os que ele conseguir tocar, que o ajudarão). Há a possibilidade de se inverter essas funções, fazendo com que os alunos sejam reis e o pegador a rainha.


5) Queimada em linha: Dividem-se dois times e em cada um elege-se o rei. As outras peças desses grupos serão rainhas. Um grupo será atacante, dispostos em duas fileiras (“corredor polonês”) de pelo menos três metros de distância entre eles. Uma bola será entregue para esse grupo, que será passada entre eles visando acertar o rei, que passará no corredor e dará duas voltas em torno de um obstáculo (com, por exemplo), após isso ele deverá retornar correndo para o seu abrigo.
     O rei poderá ser queimado várias vezes. Cada vez que for queimado, o time contrário ganhará 10 pontos. Se o rei conseguir completar o percurso sem ser atingido, ganhará a companhia de uma rainha, que fará a sua proteção e não precisará contornar o cone (só o rei). Pode-se variar colocando todas as rainhas já no início do jogo, que serão eliminadas a medida que forem queimadas. Se o rei ou rainha conseguirem seguras uma bola no ar, esses poderão jogá-las para longe.


6) Queimada com proteção de torre: A única diferença das outras queimadas tradicionais é que nessa os queimados de número pares, jogarão dentro da quadra adversária, fazendo um muro (igual a defesa do handebol) e impedindo que atinjam seus companheiros do outro lado. Para esse jogo é preciso usar coletes, fitas ou bonés por um time, facilitando a identificação dos dois grupos.

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·         Jogos Moderados:

1) Direita- Esquerda (Branca – Preta): Utilizando uma corda esticada no chão ou uma linha reta pintada na quadra, dispo-se os alunos em coluna (um atrás do outro). No lado direito da linha o professor escreverá “branca” e no outro lado “preta”. Quando o professor disser: branca!, os alunos deverão dar um saltito para esse lado. Pode-se dificultar falando, por exemplo: “preta-branca-branca-preta”. Nessa atividade o aluno aprenderá a posição correta do tabuleiro, onde a casa branca deverá estar à sua direita.

2) Caça as peças: o professor esconde as 32 peças em um determinado local. Ao sinal do professor, eles procurarão onde elas estão guardando-as consigo. Depois conta-se o número de peças de cada aluno. Duas ou três rodadas seguintes devem-se estipular o valor para cada peça:
 * Rainha – 10 pontos.                 * Bispo – 3 pontos                      Peão – 1 ponto.
 * Torre – 5 pontos.                     * Cavalo – 3 pontos                                                                             
           Dessa forma, ele reconhecerá que uma rainha vale mais que 3 peões, por exemplo.

     3) Descubra os erros: Montam-se três tabuleiros com jogo “já iniciado”. Em cada tabuleiro o professor fará modificações absurdas, colocando peças fora do lugar, por exemplo. Um aluno de cada vez passará pelos tabuleiros e anotará o que viu de errado. Ganha quem descobrir mais ou todos.


·         Jogos de Salão ou Volta à Calma:

1) Confecção de Peças: Utilizando sucatas variadas, os alunos farão peças de xadrez ou vestimenta para jogar o “Xadrez Humano”.

2) Lá Vai o Rei: Os alunos dispostos em círculo, sentados. O professor dará o início ao jogo, dizendo para a criança a seu lado: “Lá vai o rei”. A criança dirá então: “O que?”
    O professor responderá: “O rei !!!”. Então esses alunos continuarão o jogo, falando para seu companheiro ao lado: “Lá vai o rei!”. Este terceiro então dirá: “O que?”
    O segundo jogador deverá continuar o “eco” até o professor, falando para ele: “O que?”. Então o professor  dirá: “O rei!” (fazendo um movimento ou careta qualquer).
    O segundo aluno fará o sinal que o professor faz e dirá para o terceiro: “O rei!”.
     Agora é a vez de o terceiro jogador dizer: “Lá vai o rei”, para o 4º jogador, que responderá:
     “O que?”, até voltar no primeiro jogador que é o professor e fará tudo de novo, variando os movimentos ou caretas.


3) O rei e seu castelo: Todos em círculo sentados. Um aluno será o rei e sentará em uma cadeira destacada dos demais (deverá seguir uma hierarquia do rei para a menor peça). Ele iniciará o   jogo dizendo: “O rei vistoriou seu castelo e sentiu a falta da ... torre branca(ou torre A-8)”. Então quem foi a torre branca A-8 deverá se defender imediatamente acusando outro jogador. No início do jogo todos saberão o que são: cavalos pretos, peão branco, etc. Se houver muitos jogadores, deve-se usar a casa de  origem de cada peça. Quando um jogador acusado não se defender (“engolir mosca”) ele perde seu posto devendo se sentar no último posto, que poderá ser um “peão cravado”. Os jogadores que estavam atrás desse, subirão de cargo. O objetivo do jogo é ocupar o lugar do rei, que fará o possível para reinar.

 4) Dramatização: Pode-se fazer uma peça da conhecida lenda da origem do xadrez (Sissa) ou jogar o Xadrez humano, com uma ópera de música de fundo.

Atividades elaboradas pelo professor de Educação Física/Xadrez, Rogério de Souza Santos
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Um comentário:

  1. Muito interessante !!! Sou estudante de ed. física e tenho me interessado por essa área.

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